Credenciamento para agências de viagens receberem turistas chineses
4 de novembro de 2019
Ação preventiva na costa do Espírito Santo
7 de novembro de 2019

Campanha Novembro Azul no Espírito Santo

O Novembro Azul é uma campanha desenvolvida no Brasil pelo Instituto “Lado a Lado pela Vida”, que teve sua origem em 2008. O mês é dedicado a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e à conscientização sobre os cuidados com a saúde do homem.

Entre as ações voltadas ao mês no Espírito Santo, o Hospital Estadual Dr Jayme dos Santos Neves, promoverá no dia 19 de novembro, considerado dia Internacional do Homem, a palestra “Saúde do Homem”, ministrada pelo médico urologista Dr. Tharcísio Gé de Oliveira. Será aberta para pacientes, acompanhantes e funcionários.

Segundo a referência técnica estadual da Saúde do Homem, da Secretaria da Saúde (Sesa), Lucimar Ventorim Hamsi, ao falar da saúde do homem é preciso lembrar de sua integralidade e de seu cuidado como um todo.

“Trabalhamos durante todo o ano a saúde do homem de forma integral, como a promoção de vida, de saúde. Quando foi criada a Política Nacional de Atenção ao Homem, verificou-se que os óbitos não eram, em sua maioria, causados pelo câncer de próstata, mas sim por doenças crônicas, como as cardiovasculares e por causas externas”, informou a referência técnica.

Lucimar Ventorim Hamsi lembra que por uma questão cultural a maioria dos homens não procurara o médico ou o serviço de saúde e quando o fazem, é por já estarem doentes. A importância de trabalhar a integralidade requer abordar, principalmente, os cuidados que os homens precisam ter durante toda vida para seguir saudável e não adoecer, uma vez que estão mais envolvidos nos fatores de risco, como fatores de violências externas, ou de tabagismo, ingestão de álcool, etc.

“Precisamos atentá-los que ao seguir hábitos saudáveis como praticar atividades físicas, ter uma alimentação equilibrada, fazer exames periódicos, ajudam a promover a sua saúde e a evitar o adoecimento por quaisquer doenças”, explica.

Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem

A Política Nacional de Atenção Integral da Saúde do Homem (PNAISH) tem como diretriz promover ações de saúde que contribuam significativamente para a compreensão da realidade masculina nos seus diversos contextos socioculturais e político-econômicos.

Por meio da PNAISH, a Sesa promove durante todo o ano ações voltadas para a promoção da saúde e prevenção de agravos, sendo foco principal da Atenção Primária, trazer conscientização de qualidade de vida, assim como informações sobre cuidados à saúde do homem para melhor viver e diminuir complicações.

A APS da Sesa prima por incentivar os municípios na implantação de políticas voltadas para toda Família, principalmente, no fortalecimento de ações nas Unidades Básicas de Saúde para cuidados aos homens.

Dados de câncer de próstata no Espírito Santo

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima-se para o biênio 2018-2019, mais de 68 mil novos casos da doença no Brasil. No Espírito Santo, segundo dados do Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde, foram registrados, de janeiro de 2018 a agosto de 2019, 1.475 casos de internação hospitalar por neoplasia maligna de próstata, sendo 898 casos em 2018 e 577 de janeiro a agosto de 2019.

Lucimar Ventorim ressalta que a maioria dos casos de internação hospitalar por neoplasia maligna de próstata aconteceu em homens na faixa etária de 60 a 79 anos. Em relação aos óbitos, nos últimos três anos tem sido, no Estado, a sétima causa de morte entre os homens. Em 2017, foram 320 casos; em 218, 335 casos; e em 2019, até agosto, foram registrados 216 casos. A maioria dos óbitos ocorreu em homens idosos, na faixa etária de 80 anos e mais, seguidos da faixa etária de 70 a 79 anos.

Onde buscar tratamento

O Espírito Santo conta com um estabelecimento de saúde habilitado como Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) e seis estabelecimentos de saúde habilitados como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) para o tratamento de câncer de próstata:

Hospital Santa Rita de Cássia (HSRC-AFECC) – instituição filantrópica conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS), classificada como Cacon;

Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI) – instituição filantrópica, conveniada ao SUS, classificada como Unacon;

Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (Hucam) – instituição pública Federal, vinculada à Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), classificada como Unacon;

Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória (HSCMV) – instituição filantrópica, conveniada ao SUS, classificada como Unacon, vinculada a instituição de ensino (Emescam);

Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV) – instituição filantrópica, conveniada ao SUS, classificada como Unacon, vinculada a instituição de ensino (Univix);

Hospital Maternidade São José (HMSJ) – instituição filantrópica, vinculada ao SUS, classificada como Unacon;

Hospital Rio Doce – instituição filantrópica, vinculada ao SUS, classificada como Unacon.

Programação Hospitais

Hospital Estadual Dr. Roberto Arnizaut Silvares:

O hospital oferecerá atividades de sensibilização, à prevenção do câncer de próstata; disponibilização de exames e atendimentos com urologistas; roda de palestras educativas e informativas; atividade de relaxamento com a fisioterapia;

Dia 17 de novembro, das 8h30 às 15h: corte de cabelo e barba, para todos os servidores;

Dia 18 de novembro, a partir das 8h: Spa dos pés e limpeza de pele, para todos os servidores;

Dia 19 de novembro: Spa dos pés e limpeza de pele (das 8h às 15h) e palestra sobre saúde do homem, com Dr Itamar Soares Dias (às 15h), para todos os servidores;

Dia 20 de novembro, às 15h: palestra sobre câncer de próstata, com Dr Jorge Silva, para todos os servidores.

Hospital Estadual Dr. Jayme dos Santo Neves:

– A fachada do hospital receberá a iluminação azul;

– Terá ação de conscientização para os pacientes, acompanhantes e funcionários de conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde do homem;

– Dia 19 de novembro, às 11 horas: palestra “Saúde do Homem”, com médico Urologista Tharcísio Gé de Oliveira. Público-alvo: paciente, acompanhantes e funcionários.

Hospital Estadual Central:

– Iluminação da fachada azul durante o mês de novembro;

– Liberação para que os colaboradores venham de camisa azul as sextas-feiras;

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solve : *
8 − 6 =